Quando o assunto é comer fora de casa, as redes de fast food são as principais opções para milhões de brasileiros. Dessa maneira, para o empreendedor que busca entrar neste universo, a franquia de fast food se torna um negócio vantajoso e lucrativo.

Uma pesquisa da Nielsen Global apontou que 55% dos brasileiros preferem o fast food quando comem fora de casa. Em segundo lugar ficou os restaurantes casuais, com 41%. Isso mostra como este tipo de alimentação já faz parte da rotina dos brasileiros.

Neste texto, preparamos tudo o que você precisa saber antes e depois de abrir uma franquia. Confira conosco!

Por que optar pelo modelo de franquias?

Quando falamos em franquia de fast food, você pode até se questionar se vale a pena abrir no modelo de franchising e não por conta própria. Bom, as franquias são sistemas mais seguros de empresas, com marcas já reconhecidas no mercado e com público certo.

Além disso, abrir um negócio sozinho é um risco maior para muitos empreendedores. O Brasil até é um país empreendedor e, de acordo com o Ministério da Economia, mais de 3,3 milhões de empresas foram abertas em 2020, por exemplo. Entretanto, o IBGE aponta que 80% delas não chegam a completar um ano.

Isso mostra como abrir o próprio negócio não é tão fácil quanto parece. Por outro lado, as franquias duram mais tempo do que as novas empresas. Muito devido a todos os benefícios que o franchising traz, como:

  • treinamentos para o franqueado;

  • suporte na operação;

  • equipe de marketing;

  • escolha do ponto comercial ideal;

  • notoriedade da marca;

Portanto, ao empreender, o empresário deve sempre levar em consideração o modelo de franquias. Ainda mais quando o assunto é fast food, que tem tradição neste ramo. O setor de alimentação do franchising brasileiro é o mais forte, na frente de segmentos grandes como beleza, construção civil e educação.

Quais os requisitos para abrir uma franquia?

Agora que você entendeu que a franquia é uma grande opção de investimento, vamos mostrar quais os requisitos para abrir uma. Vamos falar em especial da Dog King, maior franquia de hot dog do Brasil!

O primeiro passo é mostrar interesse pela franquia e, com a Dog King, basta preencher um cadastro em nosso site. Você irá participar de reuniões, onde conhecerá melhor a marca e receberá a COF (Circular de Oferta de Franquia). Já ouviu falar dela?

A COF é um documento que deve conter todas as informações que as duas partes envolvidas precisam saber. No caso do franqueado, ele terá todo o conteúdo para conhecer o modelo de negócio, seus direitos e deveres. Esta circular é entregue antes — pelo menos 10 dias — da assinatura do contrato.

Se o empreendedor aprovar tudo que está na COF e quer seguir adiante, ele assinará o contrato da franquia para ter a unidade em sua cidade. Com tudo assinado, é hora de buscar o ponto comercial para a unidade operar.

A partir daí, o franqueado já contará com ajuda da franqueadora para todos os detalhes, desde analisar o melhor local, até mesmo na montagem. Quando tudo estiver pronto, a inauguração pode ser marcada e a operação depois também contará com o suporte da marca.

Quais os custos envolvidos na abertura da franquia?

Outro fator positivo da franquia em relação à loja própria é que se torna possível prever e calcular os gastos. Como as franquias já contam com várias unidades, eles conhecem os custos e fazem a estimativa.

A Dog King, por exemplo, tem um investimento inicial de R$ 205 mil e o franqueado poderá faturar até R$ 3,5 milhões por ano! Com isso, o retorno do investimento é de 12 a 36 meses, dependendo de alguns fatores.

O que facilita a operação da nossa marca é que temos vários modelos de negócio. O investidor pode optar por uma unidade móvel, um food truck ou uma loja convencional. Assim, existem várias faixas de investimento para cada tipo de empreendedor.

Além disso, a Dog King tem vários diferenciais, que a torna uma grande opção de investimento perto das concorrentes. A nossa marca tem:

  • suporte de gestão/operação;

  • marca consolidada;

  • adaptação fácil ao mercado;

  • fabricação e logística própria;

  • criação de novos produtos.

Isso tornou a Dog King a maior franquia de hot dog do Brasil, criada em 2017 e com mais de 30 unidades por vários Estados. “Estou desde o início e a Dog King é tudo para mim. Ela me deu tudo que tenho hoje, toda minha família trabalha na rede. A cada ano a marca está crescendo e um negócio que nos dedicamos muito e que dá resultado”, afirma o franqueado Silvado Silva, que tem três unidades.

Invista na Dog King!

Trouxemos neste texto como a franquia de fast food é um investimento lucrativo para os empreendedores que buscam entrar neste mercado. Os dois setores — franchising e alimentação — são seguros e conhecidos no país.

A Dog King, que faz parte destes dois segmentos, cresceu em pouco tempo e se tornou uma ótima opção. Aliás, para você conferir as melhores franquias para investir em 2023, confira este texto aqui!