Quando pensamos em food service, vem logo à mente: um delicioso lanche com refrigerante após um dia cansativo de trabalho, não é maravilhoso? Pois, é desse tipo de negócio que falaremos hoje!

Você sabia que, segundo pesquisa, os trabalhadores do Brasil costumam gastar cerca de R$ 40,64 para almoçar fora de casa? Em algumas cidades, esse valor pode ser ainda maior.

Então, venha conhecer mais sobre a incrível indústria da alimentação e como ela é tão rentável. Confira!

O que é food service?

Food Service Dog King

Aquele cafézinho que você toma em um local ou leva para tomar no serviço faz parte de toda a cadeia de food service. Assim como toda a produção de bebidas, comidas, até insumos e equipamentos utilizados em estabelecimentos, como restaurantes.

Toda a equipe que trabalha — desde os freelancers até os CEOs — também estão inclusos neste ramo da alimentação e são importantes para levar a marca até o sucesso.

Por que é um setor tão importante?

food service

Quem não se lembra de um lugar específico que gosta de comer ou pedir comida? Ou um local que gosta de sair com os amigos para beber?

Por conta de situações como essas que o segmento de alimentação teve um aumento de quase 75% no comparativo anual dos dados do Instituto Food service Brasil entre 2020 e 2021.

Os dados não mentem: investir em um negócio que serve alimentos traz muita rentabilidade, mas também tem muita competição e portanto é necessário saber administrar.

Quais são as principais características?

O universo do mercado alimentício tem uma dimensão enorme e complexa que envolve todos os funcionários e produtos vendidos nesses locais.

Sem mais delongas, veja aqui as suas principais características:

Custo de investimento

O valor do investimento inicial varia muito — até mesmo na Dog King com 3 tipos de modelos — e o modelo ideal pra você vai depender da sua preferência e do seu orçamento.

Local para consumir

Embora ainda encontremos lugares que servem apenas no local, a maioria dos lugares está se digitalizando e dando mais de uma opção para o cliente consumir onde ele quiser — o que torna o empreendimento mais vantajoso.

Diferentes canais de vendas

Essa característica também destaca as empresas que aceitam pedidos até pelo chat do Facebook. Ter mais de um canal para o cliente pedir torna seu negócio muito mais atrativo e acessível.

Quais são as tendências fundamentais?

O mundo dos negócios teve impactos positivos e negativos depois da pandemia, e todos tiveram que inovar de várias formas como usar a tecnologia, por exemplo.

Conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o delivery chega a 89% dos restaurantes após a pandemia da COVID. Esse número mostra que o delivery foi consolidado como outro meio de chegar até o consumidor.

E as entregas são só uma tendência do food service. Além disso, podemos destacar: 

  • Alimentação sustentável – o público está cada dia mais preocupado com o meio ambiente e tende a procurar empresas conscientes;
  • Produtos artesanais – seja um hambúrguer artesanal ou uma embalagem escrita a mão, faz a diferença e fideliza clientes;
  • Enfatização da culinária regional – ressaltar a culinária local não só atrai turistas, como pessoas que consideram valiosa a tradição.

Food service: vale mesmo a pena?

Dog King

Comer algo feito fora de casa já é uma realidade de quase todos os brasileiros e existem mais de uma estatística comprovando isso, então o food service é um ótimo investimento para quem quer ser o seu próprio chefe.

O valor inicial depende do seu orçamento e preferência, mas existem modelos de negócio e vantagens características desse ramo para todas as personalidades de empreendedores.

Mas, você já sabe o que é preciso saber antes de empreender em franquias de hot dog especificamente? Leia o artigo no qual explicamos como investir com segurança.