É comum que o empreendedor sinta-se só: há decisões que só ele pode tomar e angústias que só podem ser sentidas por quem está à frente do negócio. Ele não está só nessa situação –líderes em geral sofrem com isso. Barack Obama, que está deixando nesta sexta-feira (20) a presidência dos Estados Unidos, usou um remédio contra isso nos oito anos que passou no poder: livros.

“Durante momentos muito difíceis, esse trabalho pode ser muito isolador”, contou ele em uma entrevista ao jornal The New York Times. “Então às vezes você tem que ir pela história para encontrar gente que também se sentiu isolada, e isso é muito útil.”

Aficionado por literatura, o presidente americano tem divulgado, ao longo do mandato, dicas de livros que considera importantes e que o ajudaram na missão de liderar um país. Nós pesquisamos essas indicações de diferentes fontes (entrevistas e listas fornecidas por Obama, como esta muito interessante publicada pela revista Wired no ano passado) e selecionamos algumas que fazem muito sentido como inspiração para os negócios. Veja abaixo!

1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

Neste best-seller, o ganhador do Nobel de Economia em 2002 divide o modo como pensamos em duas formas: uma rápida, instintiva e emocional, e outra lenta, lógica, mais deliberativa. Com base em décadas de pesquisa no assunto, Kahneman coloca em xeque aspectos da racionalidade humana. Para ele, as pessoas tendem a se concentrar no primeiro tipo de pensamento, muito emocional, mas na verdade deveriam usar alguns momentos para estudar criticamente o problema.

O autor fala sobre nossa dificuldade de usar números e estatísticas para tomar decisões, nosso excesso de otimismo (o que faz, por exemplo, com que não analisemos com eficácia os custos de um projeto), e uma “ilusão de controle” sobre as nossas vidas. É um livro essencial para quem vive de tomar decisões.

2. Andy Grove – As Lições de Vida e de Gestão do Lendário Líder da Intel, de Richard S. Tedlow

Quando jovem, ele deixou a Hungria e quase não conseguiu fugir da ocupação nazista. Imigrante nos Estados Unidos, foi um dos primeiros funcionários da Intel, a companhia que basicamente reinventou a indústria de PCs e que ele viria a liderar mais tarde em anos de intenso crescimento.

Esta biografia, produzida por Richard S. Tedlow, da Harvard Business School, apresenta Andy Grove (1936-2016) como um dos primeiros gênios da Vale do Silício. Ele foi chamado pela revista Time de “a pessoa responsável pelo maravilhoso crescimento no poder de processamento e inovação dos microchips).

Grove teve papel importantíssimo na decisão Intel de mudar o foco da produção de chips de memória para a produção de microprocessadores. Sob sua liderança, a empresa criou produtos que definiriam a era dos computadores.

O livro também apresenta alguns de seus princípios de gestão e liderança, como “o poder do conhecimento é maior que o poder do cargo” e sempre “brigar por causa de assuntos, não por causa das pessoas que os defendem”.

“A carreira de Grove tem inumeráveis lições para os executivos de negócios de hoje e de amanhã. Mas se eu tivesse de escolher uma, seria ‘ponto de vista’. Ele tinha uma incrível habilidade de se distanciar de uma decisão na qual estava profundamente, emocionalmente envolvido, e ver o problema como um forasteiro veria”, contou o autor em uma entrevista ao site da Harvard Business School.

“As ferramentas que ele usa para se distanciar do calor do momento podem ser usadas por qualquer pessoa à frente de um negócio hoje.”

3. Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin

Formar times de sucesso é um dos maiores desafios dos empreendedores. Você teria coragem de chamar rivais para serem seus sócios? Este livro, que serviu de base para o filme Lincoln, de Steven Spielberg, mostra como o presidente americano Abraham Lincoln (1809-1865) montou um ministério cheio de ex-rivais: pessoas que haviam concorrido contra ele na eleição. A obra mostra como o líder montou a melhor equipe para vencer seus desafios, com pessoas que eram muitas vezes antagonistas entre si, para obter vitórias.

Obama indicou este livro como um de seus prediletos, usando-o de referência ao montar seu próprio ministério: ele chamou Hillary Clinton, que concorreu contra ele na eleição de 2008, para ser sua secretária de Estado.

4. Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Em cerca de 400 páginas, o escritor israelense traça um panorama da história da humanidade, ou do Homo sapiens, desde o surgimento da história até agora –e porque nós viemos a dominar a Terra e as outras espécies. O autor mostra que uma “revolução cognitiva” fez toda a diferença, permitindo que os homens se espalhassem pelo planeta.

Além de Obama, Bill Gates também recomenda fortemente a leitura do livro. “Depois de passar por milhares de anos de história, Harari fica mais filosófico e escreve sobre a nossa espécie hoje, e como nós devemos viver no futuro. Ele se pergunta como a inteligência artificial, a engenharia genética e outras tecnologias vão mudar nossa espécie”, escreveu o fundador da Microsoft em post em seu blog.

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/4-livros-favoritos-de-obama-que-empreendedores-deveriam-ler/

Related Posts


Depois da tempestade, como resgatar a energia e a motivação do time?

Por incrível que pareça, passou o pior a tempestade. O mar ainda está agitado, ainda pode ser que chova um pouco, o perigo não passou por completo, mas o cenário está estável e, se chegamos até aqui, não tem nenhum motivo para não avançarmos com mais força a partir deste momento. E agora? Durante a […]

17.04.2017

A partir de um sonho, a realização de uma franquia de sucesso !

A partir de um sonho, a realização de uma franquia de sucesso A marca “Dog King” surgiu em Cambé no ano de 2011 com uma operação de lanches de rápido preparo e com uma grande aderência com o consumidor da cidade. A partir daí, o criador da marca visualizou uma oportunidade de expandir seu negócio […]

13.04.2017

Resolução de Problemas: como treinar um time orientado a soluções!

Por onde você começa a resolver um problema complexo? Descubra como funciona o treinamento de Resolução de Problemas aplicado aos funcionários do GuiaBolso — e como ele aumentou a autonomia do time. Em uma empresa de alto crescimento, as chamadas scale-ups, o relógio corre na velocidade dos cachorros: uma hora vale por duas, um mês […]

13.03.2017

Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *